Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Um pouco de Laíse

Silêncio por favor
Enquanto esqueço um pouco a dor no peito
Não diga nada sobre meus defeitos
E não me lembro mais quem me deixou assim
Hoje eu quero apenas
Uma pausa de mil compassos
Para ver as meninas
E nada mais nos braços
Só este amor assim descontraído
Quem sabe de tudo não fale
Quem não sabe nada se cale
Se for preciso eu repito
Porque hoje eu vou fazer
Ao meu jeito eu vou fazer
Um samba sobre o infinito 

Laise em http://laisebarros.blogspot.com/

Semana das inscrições!

Esta semana está voltada para as inscrições do Projeto "ESCOLA DA RUA", e os alunos estão interessados pelo projeto e efetivando a inscrição, já temos um número considerado de inscritos, talvez esses alunos passaram por uma espécie de seleção, através de uma entrevista, para formar uma turma, a qual fará parte do projeto. Espero ver essa turma pronta logo, pois o trabalho , para as oficinas e palestras, já iniciou faz tempo, só esperando por ela, e os planos e criatividades são muitos esperando oportunidade para serem postos em prática.
Laíse Barros.

domingo, 15 de março de 2009

FALA BOLSISTA 3!!!!

O Projeto "A escola da rua,por uma leitura de texto e contexto como caminho para a prática da cidadania" da escola Helena Guilhon, deu início aos seus trabalhos no dia 03/03/09, juntamente com bolsistas e coordenadores do projeto.Nossa primeira semana como bolsistas conhecemos a escola,professores,alunos e funcionários.Participamos também, de um curso de "criação e manutenção de blogs",ministrado pelo professor Eric.O objetivo do curso era capacitar cada bolsista na manutenção dos blogs,pois temos a responsabilidade de manter o blog do projeto atualizado com cada atividade que exercemos,para fortalecer-lo cada vez mais, e se depender do nosso esforço "A ESCOLA DA RUA,POR UMA LEITURA DE TEXTO E CONTEXTO COMO CAMINHO PARA A PRÁTICA DA CIDADANIA" será uma grande fortaleza sem barreiras para o conhecimento.Na segunda semana observamos as duas turmas do 1° ano.Além de observarmos cada aluno, sem que eles percebam,temos a função de classificar quais alunos serão contemplados com a participação no projeto.Contudo,os professores pensavam que estávamos os observando,pois mantínhamos a postura de observar as aulas ministradas.No sábado dia14/03/09 encerrou-se a semana com uma oficina de concepção de "erro" na escrita,ministrada pelo professor Wladimir.E cada coordenador foi apresentado aos grupos de bolsistas que irão orientar.Por fim,estamos orgulhosos de fazer parte dessa equipe que com certeza vai fortalecer o conhecimento de cada bolsista e principalmente dos alunos que participaram dessa fortaleza de conhecimento e sabedoria.

Vania Pimentel

sábado, 14 de março de 2009

1ª Oficina de leitura e produção de texto.

O Projeto "Escola da Rua : Por uma leitura de textos e contextos como caminho para a prática da cidadania", teve suas atividades iniciadas no dia 03 de março de 2009. Durante os primeiros dias de observação na escola Dona Helena Guilhon, notou-se que os alunos das turmas estão divididas em três tipos: No primeiro grupo estão os alunos que não se interessam pelas aulas, saem de sala e atrapalham os colegas durante a explicação do professor. No segundo grupo estão os alunos esforçados, atentos as aulas, comunicativos que possuem maior facilidade de absorver o conteúdo das aulas. No terceiro grupo estão os alunos deslocados, não conversam, ficam quietos, prestam atenção nas aulas mas não interagem com o professor, seja por timidez ou medo. Constatamos em alguns alunos certa indiferença quanto a importância da escola, e o ano letivo estava apenas começando. Nos primeiros dias de aula os professores empenharam-se em estimular a interação com e entre os alunos, porem nem todos correspondiam positivamente, uns por serem novos na escola e os outros demonstravam aparente desinteresse. Apenas uma minoria fazia as atividades propostas em sala, a maioria restante apenas copiava. Os alunos que respondiam geralmente eram tímidos, e reagiam igualmente na maioria das aulas, ficavam atentos a explicação do professor, copiavam, respondiam as atividades, observavam seus colegas de turma. mas não perguntavam nada e poucas vezes falavam. Alguns compreendiam rapidamente o assunto, outros já conheciam das séries anteriores, no entanto o distanciamento desses alunos dos demais acaba impedindo-os de exporem suas opiniões.
Nas turmas de EJA observou-se um número menor de alunos e uma caracterítica interessante. A atenção e a participação dos alunos que são mais velhos é realmente empolgante e um grande exemplo para os mais novos. Alguns afirmaram estar muitos anos parados, sem frequentar a escola, e certamente por isso demonstrem maior interesse.
Um fator bem relevante é que principalmente alunos da turma do terceiro ano do ensino médio mostraram-se bem interessados no vestibular. E o que mais chama a atenção destes alunos é a redação. Nesse ponto O projeto tem grande importância, ajudando a desenvolver a escrita com a produção de textos e fazendo com que os alunos interessados e os demais se adaptem a redação em si.
E por se tratarem de adolescentes sujeitos a mudanças de humor e comportamentos, esperamos que com o estreitamento das relações haja mudanças significativas em todos os aspectos, tanto para os alunos quanto para os bolsistas. assim, inspirados neles, e eles em nós, o projeto Escola da Rua tem tudo para dar certo.


Dayane D. Rodrigues/História
Jerusa Miranda/História
Kelly Chaves Tavares/História
Laise Barros/Letras
Lucinéa Carvalho/Letras
Marina Hungria Nobre/História
Nandra Ribeiro Silva/Letras
Raquel Hianes Oliveira/Letras
Talice Quadros/Letras

quinta-feira, 12 de março de 2009

Fala Bolsista

Nessas duas semanas como bolsistas do projeto "A Escola da rua: por uma leitura e produção de textos e contextos como caminho para prática da cidadania", na escola Dona Helena Guilhon, podemos conhecer a escola e seu corpo docente, e participar, nos dias 4, 5 e 6 de março de 2009, de um mini-curso de "Criação e manutenção de blogs", ministrado pelo professor Eric, um dos colaboradores do projeto, em que todos os bolsistas ficaram capacitados para trabalhar na manutenção do Blog do Projeto.
Em um segundo momento, tivemos o contato inicial com turmas do Ensino Médio. Nesse momento, participamos da rotina escolar dos alunos observando-os em sala de aula.

Já no dia 11 de março de 2009 (ontem) assistimos a alguns vídeos pedagógicos no laboratório de informática que acreditamos vir ajudar nas atividades do projeto.
Durante esses dias podemos perceber o quanto esse projeto tem importância para os alunos da escola, para os coordenadores e para nós, bolsistas, tendo em vista o resgate da leitura e escrita. Entendemos, dessa forma, que a dificuldade de compreensão de textos se torna frequente entre os alunos, pois vivemos em uma era tecnológica e não buscamos mais os livros, os quais são fundamentais para desenvolvermos essa compreensão, causando, assim, um vicio pela busca da praticidade. Realidade que o projeto pretende mudar. E estamos só no início dessa caminhada.

Bruna Fernanda
Diogo Costa Silva
Gabrielle Mafra Costa

quarta-feira, 11 de março de 2009

Fala Bolsista!!!01

Nossa primeira semana na escola Helena Guilhon, nossos primeiros momentos como bolsistas do Projeto Escola da Rua. Nesse período, conhecemos a escola, os alunos e tivemos o contato inicial com algumas turmas do Ensino Médio, presenciando um pouco da rotina escolar e o comportamento deles em sala de aula para começarmos o processo de seleção dos 60 alunos que irão participar do Projeto. Os critérios que provavelmente levaremos em consideração para tal seleção serão qualidades essenciais como: dedicação, o comportamento e a prestabilidade do aluno em aprender, a sua participação, mas também as suas dificuldades para podermos trabalhar em cima destas para melhorar o seu desempenho e o rendimento escolar daquele aluno que é bom, mas que, pode e precisa ainda melhorar. Já nos dias 04, 05 e 06 fomos instruídos pelo professor Eric no curso de "Criação e manutenção de Blog". Eis aqui o resultado!!! Que será muito importante para nós, pois, a partir de então estamos habilitados para manutenção do blog oficial do Projeto. Olha só a responsabilidade!!! Que será com certeza executada por nós com muita responsabilidade e dedicação!
Depois é só conferir os resultados no blog do Projeto!!!

Bolsista Adna Maely - Letras

Incentivo à leitura

sexta-feira, 6 de março de 2009

Treinamento de Informática

Esta semana, nos dias 04, 05 e 06 /03/2009, realizou-se um treinamento na sala de informática com os bolsistas do programa fortalecer(projeto escola da rua) sobre criação e manutenção de blogs.
As(o) alunas(o) da Universidade Federal do Pará, todos oriundas(o) da escola pública, vieram unir forças conosco para tornar a escola D. Helena Guilhon um referencial de escola pública de qualidade.
Abaixo estão os blogs criados durante o curso, os quais são ferramentas importantes dentro do projeto. Parabéns.
http://lerabreportas.blogspot.com/
http://letrasleiturademundo.blogspot.com/
http://diogocostasilva.blogspot.com/
http://historiadoramoderna.blogspot.com/
http://pimentelvania.blogspot.com/
http://kellytavareshist.blogspot.com/
http://marinahungriajan.blogspot.com/

http://laisebarros.blogspot.com/
http://bfletras.blogspot.com/
http://lucineacarvalho.blogspot.com/
http://dayanehistoria.blogspot.com/
http://taliceufpa.blogspot.com/
http://gabriellemafra.blogspot.com/
http://oliveirabetania9.blogspot.com/
http://nandraufpa.blogspot.com/
http://pimentelvania.blogspot.com/Link

sábado, 28 de fevereiro de 2009

APRESENTAÇÃO DO PROJETO À ESCOLA.

No dia 26, durante a semana pedagógica da escola ,foi apresentado o projeto aos técnicos, professores e direção da escola Dona Helena Guilhon.


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PRIMEIROS MOMENTOS DOS BOLSISTAS NO PROJETO

As atividades de responsabilidade dos Bolsistas do Projeto "Escola da rua: por uma leitura de textos e contextos como caminho para a prática da cidadania" serão iniciadas no próximo dia 03/03/2009 nos respectivos turnos para os quais os alunos foram selecionados: MANHÃ (7:30h / 11:30h) e TARDE (13:30h / 17:30h). Os alunos deverão comparecer para assinar frequência de Bolsistas. Aproveitamos para ratificar a mudança de turno da aluna Gabrielle Cristina Mafra Costa para o turno da MANHÃ

Equipe Executora.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Atenção, BOLSISTAS!

Avisamos a todos os Bolsistas selecionados ao Projeto “Escola da Rua” a comparecerem com URGÊNCIA à Escola Dona Helena Guilhon, no Conjunto Satélite, WE 05, SN, nesta SEXTA-FEIRA (27/02/2009), a partir das 08:00h, para assinarem Termo de Compromisso. A assinatura do referido documento é fundamental para o cadastro final dos Bolsistas junto à FADESP/UFPA e posterior pagamentos de bolsas.
Atenciosamente,

EQUIPE EXECUTORA

sábado, 31 de janeiro de 2009

PRIMEIROS MOMENTOS DO FORTALECER NO HELENA



Ontem, às 15 h, ocorreu a segunda etapa do Processo de Seleção de Bolsistas do Projeto "Escola da Rua: leitura de textos e contextos como caminho para a prática de cidadania" do Programa Fortalecer - SEDUC/UFPA - na escola Dona Helena Guilhon. Os candidatos foram previamente selecionados pela UFPA, instituição em que estão matriculados.
Todos são oriundos de escola pública e concorrem a 15 vagas oferecidas pelo Projeto. Após a apresentação do programa pelo seu idealizador, o professor Wlademir Ferreira Filho, os candidatos realizaram uma pequena dinâmica de grupo e, em seguida, uma entrevista. Vale lembrar que os alunos deveriam trazer uma pequena produção de texto cujos temas foram enviados previamente para seus “emails".